segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bolo Dukan


Eu não sei se chamo esta receita de pão ou de bolo... risos... porque, apesar da receita ter sido baseada em uma receita de bolo, a consistência ficou mais parecida com a de pão (bem macio, por sinal).

De qualquer forma, seja pão ou bolo, durante todo este período de Dieta Dukan, até hoje, foi a minha "coisa" preferida para comer no café da manhã, depois da Panqueca Dukan. Aliás, bem melhor que a panqueca na minha opinião, e mais prática, já que posso fazer uma única vez, guardar na geladeira, e comer a semana toda.

Eu gostei tanto deste bolo que apenas depois de cortá-lo e de comer o primeiro pedaço é que lembrei de fotografar... risos...

Ingredientes:
. 3 ovos inteiros
. 4 col. sopa de farelo de aveia (usei oat bran quaker)
. 2 col. sopa de farelo de trigo (usei da marca jasmine)
. 2 col. sopa de leite desnatado em pó (usei molico)
. 2 col. sopa (rasa) de adoçante em pó (usei tal e qual)
. 1 col. chá (rasa) de fermento químico para bolos (usei royal)

Modo de fazer:
1. Antes de tudo, ligue o forno em temperatura baixa, e deixe aquecendo;
2. Unte uma forma* com um pouco de margarina light e polvilhe um pouco de farelo de aveia, para conseguir desenformar o bolo (já usei azeite para untar, mas não consegui desenformar, desta vez, consegui);
3. Misture os ingredientes secos (farelo de aveia, farelo de trigo, leite desnatado em pó, adoçante e fermento) em uma vasilha e reserve;
4. Bata na batedeira, ou com um batedor fue, os ovos;
5. Despeje os ovos nos ingredientes secos;
6. Coloque na forma* untada e asse em forno 200°C por 20 minutos (ou menos, faça o teste do palito).

(* eu usei uma forma para bolo inglês de 18 x 7 x 5 cm)

Quem está na fase 1 - ataque: divida este pão em 8 (oito) fatias e consuma, no máximo, 2 fatias por dia.

Quem está na fase 2 - cruzeiro: divida este pão em 4 (quatro) fatias e consuma, no máximo, 2 fatias por dia (eu fatiei em 8 pedaços e comi 4 fatias por dia, 2 no café da manhã e 2 no lanche da tarde).

9 comentários:

  1. muito obrigada pela dica da manteiga light e do farelo para desinformar ,estava louca da vida ,pois não conseguir acha a de silicone e sem tempo para procurar melhor !!!!!
    bjos mil obrigados rs....

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou começando minha dieta hoje e estou me inspirando em sua história e receitas. Amei esse pãoo porque agora café da manhã e ficar só no queijo e presunto não tem quem aguente, né? Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua experiência! Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Fiz como pão! Sem adoçante mas com uma pitadinha de sal. Amei! De verdade... é muito bom! Acompanhado de cream cheese...Amei! Muito obrigada! Farei sempre e o dobro da receita para que todos aqui em casa (até os que não estão de dieta!). Todos gostaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vc usou a receito de bolo pr fazer o pão?

      Excluir
    2. ela não colocou o adoçante e colocou uma pitada de sal, ai virou pão salgado.

      Excluir