segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bolo de Chocolate Dukan


Bolo de chocolate? Yes, we can! risos...

Eu poderia escrever uma série de adjetivos a respeito deste bolo, mas vou resumir: um dos melhores bolos simples, de chocolate, que eu já comi na minha vida. Só isso.

É óbvio que não é o melhor bolo de chocolate do mundo e nem é pra ficarmos comparando com os outros bolos, que possuem mil recheios e coberturas... risos... mas, dos bolos simples de chocolate, onde não temos recheios e não temos coberturas, este foi um dos melhores que eu já fiz/comi.

Mas, não vale comer o bolo inteiro, ok?

Quem está na fase 1 - ataque: Não pode o chocolate em pó, portanto este bolo não pode!
Quem está na fase 2 - cruzeiro: divida este bolo em 6 (seis) fatias e coma, no máximo, 2 fatias por dia.

Ingredientes:
. 3 ovos inteiros (claras separadas das gemas e gemas coadas - sem a "pele")
. 1/2 xícara de água filtrada (cerca de 100 ml)
. 6 col. sopa de farelo de aveia (oat bran - usei da marca quaker)
. 6 col. sopa de leite desnatado em pó (usei da marca molico)
. 2 col. sopa de adoçante em pó (usei da marca tal e qual)
. 2 col. sopa (rasa) de chocolate em pó zero açúcar (usei da marca gold)
. 1 col. sopa (rasa) de fermento químico para bolos (usei da marca royal)

Modo de fazer:
1. Antes de tudo, ligue o forno em temperatura baixa, e deixe-o aquecendo;
2. Unte uma forma* com um pouco de margarina light e polvilhe um pouco de farelo de aveia, para conseguir desenformar o bolo;
3. Misture os ingredientes secos (farelo de aveia, leite desnatado em pó, adoçante, chocolate em pó e fermento) em uma vasilha e reserve;
4. Bata, com um batedor fue, os ovos;
5. Despeje os ovos e a água nos ingredientes secos e misture até os ingredientes se incorporarem por completo;
6. Coloque na forma* untada e asse em forno 200°C por 20 minutos (ou menos, faça o teste do palito).

(* eu usei uma forma para bolo inglês de 18 x 7 x 5 cm)


Obs. 1: Eu não recebo nenhuma ajuda financeira das marcas que eu cito na receita, eu apenas gosto de escrever para as pessoas terem como referência.

Obs. 2: Eu removo a "pele" da gema porque acho que isso tira o cheiro do ovo das receitas. Aprendi isso em uma receita de quindim (hehehe... #gordinha) e uso para minha vida. Eu, particularmente, detesto o cheiro do ovo.

Um comentário: