sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Não passe fome - Cetose

O método de emagrecimento que o Dr. Dukan propõe no livro "Eu não consigo emagrecer" consiste também em não passar fome. A lista de alimentos permitidos é bem restrita, mas não há restrição de quantidade. Você não precisa fazer refeições de 3 em 3 horas, por exemplo, você pode comer a hora que sentir fome, o quanto quiser, desde que coma apenas os alimentos permitidos.

Depois de 2 dias seguindo a dieta de proteínas puras, a fome desaparece e temos que nos policiar para não ficar muito tempo sem comer... é que o livro também diz que não se deve passar mais de 5 horas sem nenhum alimento, pois pode dar sensação de fraqueza.

Quando escrevo que a fome desaparece, não estou mentindo, é que o nosso organismo entra em cetose.

A cetose é quando o organismo usa os depósitos de gordura que temos como fonte de energia. Na Dieta Dukan (e em outras dietas) não consumimos carboidratos, ou seja, não consumimos energia, então o organismo tem que buscar energia de outro lugar. O que o organismo faz? Ele começa a quebrar a gordura que temos acumulada para transformá-la em energia.

Só que, na minha opinião, o organismo demora muito a entrar em cetose. São necessárias 48 horas (no mínimo) sem carboidrato para o organismo produzir cetose. Nessas primeiras 48 horas a gente quase enlouquece de fome... risos... porque o organismo começa a pedir comida, pra ver se a gente manda alguma energia pra ele, como não mandamos energia, só proteína, ele pede mais comida... até desistir e produzir a cetose.

O lado bom é que quando entramos em cetose nosso apetite diminui e até o desejo por doces passa. Segundo informações da internet, isso acontece porque "a taxa de insulina começa a diminuir e a ação da insulina torna-se mais eficaz. O corpo também começa a eliminar o excesso de sal e água que esta retendo, e você começa a desinchar." (fonte: Dr. Fábio Pisani)

Segundo o Dr. Fábio Pisani, "até os sintomas pré-menstruais de mudança de humor, irritabilidade, vontade de chorar, desejo descontrolado por chocolate, também começam a diminuir". Mas isso eu não senti tanto porque não tenho tantos sintomas pré-menstruais...

Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? E é! Eu estou gostando bastante do Dr. Dukan! ;-)

3 comentários:

  1. Infelizmente a Dukan não chutou pra longe a minha (terrível) TPM. :(

    ResponderExcluir
  2. Andei passeando pelo seu blog e cheguei a conclusão de que o que está faltando para que eu consiga sucesso no meu emagrecimento é planejamento e organização. Começo as dietas mas paro no meio do caminho... oh tristeza.. Parabens viu?

    ResponderExcluir
  3. Eu segui a dieta Dunkan até o final. Estou na fase de estabilização definitiva e adorei o resultado. Perdi 23 kg desde abril de 2013. No início não foi fácil mas depois que entendi como ela funciona, ficou mais tranquilo.Adoro me olhar no espelho, vestir as roupas que visto agora: antes minhas calças eram 42; agora visto 36. Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir