terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Preparare-se para enfrentar a semana de dieta

O sucesso de toda dieta não está no seu nome, mas na preparação que fazemos para seguir a dieta. Não só uma preparação interna, de auto-análise e reconhecimento que é preciso mudar, mas também uma preparação externa, na sua casa, onde você limpa a geladeira e os armários de coisas que você não pode comer e deixa apenas o que é permitido.

Na teoria, isso é fácil. Difícil é morar com 4 pessoas, sendo 1 criança, e apenas você estar de dieta. Não é possível simplesmente limpar os armários e geladeira, porque amanhã eles estarão cheios de novo. É preciso muita disciplina e muita força de vontade. Mesmo assim, nem sempre é suficiente e você cai em tentação. Tudo bem. Vamos em frente. Um dia de cada vez.

O que tem me ajudado muito em não cair em tentação é manter a geladeira com opções variadas do que eu posso comer e deixar tudo mais ou menos pronto. Tenho uma lista de compras mais ou menos fixa que dura, em média, 1 semana. A variação desta lista acontece com o que eu não encontro no supermercado, ou com os alimentos permitidos na fase 2, que é a que eu estou agora

Uma outra coisa é, eu monto um cardápio diário com as opções de comidas que comprei no supermercado. O cardápio dos lanches não varia tanto, mas o cardápio do almoço e jantar sim.

Eu levo lanches e almoço para o trabalho e, muitas vezes,  coloco o celular para despertar para eu fazer os lanches. Percebi que não almoçando fora, eu não sinto "vontades", e um outro fator importante: economizo dinheiro, já que esta é uma dieta bem cara! risos...


E eu tenho feito o "Pão Dukan", daí corto em 12 fatias e congelo, e posso comer 2 fatias por dia (estou na fase cruzeiro). Eu esquento 1 fatia no café da manhã e a outra fatia eu como a noite, no horário da ceia, quando eu sinto fome. Nem sempre é necessário.

As carnes eu compro no fim de semana e já deixo tudo temperado para ir consumindo durante a semana. A carne moída, por exemplo, eu compro 1 kg de carne magra bovina, moída, tempero com sal, alho e pimenta do reino, e depois faço bifinhos, estilo hamburger. Eu congelo os bifinhos separados, e quando tenho fome, pego uma ou duas unidades no congelador (depende da fome) e passo na frigideira, sem óleo.

  

O peito de frango eu já compro limpo, então chego em casa e apenas pico em pedaços pequenos, ou bifes, e tempero. Deixo metade no congelador e metade na geladeira. Quando o da geladeira acaba, eu pego o do congelador e deixo descongelando na geladeira.

  

O filet mignon, basicamente a mesma coisa do peito de frango. Já compro sem o cordão, então apenas pico em formato de bifes, ou menor, tempero a meu gosto, deixo um pouco na geladeira e congelo o restante. Na medida que vai acabando, vou descongelando.




Pra mim tem funcionado muito bem assim. Tomara que continue funcionando. ;-)


2 comentários:

  1. Bem organizado, Bru. Legal!
    Hoje fui ao supermercado e comprei filés, mas só pra jantar hoje e almoço amanhã pq 5ª vou viajar, mas a sua idéia é ótima!
    Eu usei aquela fritadeira airfryer pra fazer o filé (só com sal)e ficou delicioso. Foi o meu jantar;)
    Bjo, Bru

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é fenomenal, Bruna!Claro, objetivo e cheio de informações relevantes. Eu iniciei hj dia 25/08. Espero que possamos nos ajudar neste desafio que com certeza vai nos fazer chegar ao peso ideal até o final do ano. Estou muito empolgada pois hj já fiz algumas refeições e não estou sentindo fome. Meu medo será amanhã durante o dia e estou tentando ver aqui como me organizar. Seu blog está ajudando bastante. Obrigada por dividir suas experiências com a gente. Karla Torres

    ResponderExcluir