sábado, 20 de outubro de 2012

A Dieta Dukan

Após ter feito uma leitura rápida do livro "Eu não consigo emagrecer", coletei algumas poucas informações sobre a dieta do Dr. Pierre Dukan para escrever aqui no blog. Na verdade não dá pra escrever todos os detalhes, então fiz um resumo bem simples mesmo, pra quem ainda não conhece, entender.

Fiz também uma pesquisa na internet e descobri que a dieta é muito conhecida na Europa e está bem difundida no Brasil. Gostei de saber disso porque quanto mais informações eu conseguir, mais dicas e receitas estarão ao meu alcance e maior a chance de eu não desistir ou enjoar dos alimentos.

Mas e aí, o que é a Dieta Dukan e como ela funciona?

A Dieta Dukan é baseada em proteínas e é conhecida como ”Dieta Francesa” ou “Dieta Protal”, pois foi desenvolvida na França pelo Dr. Pierre Dukan. Ela ficou conhecida no mundo porque, segundo a propaganda do livro, foi a dieta que emagreceu a Princesa Kate Middleton.

A dieta do Dr. Dukan é composta por 4 fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização.

Na primeira fase, que é a de ataque, a gente só pode comer proteínas. Mas não são todas as proteínas, são apenas as proteínas magras (carnes bovinas magras, frango, peixe, ovos, iogurte 0% gordura e leite desnatado) e água, muita água! Não podemos usar nenhum tipo de óleo, manteiga ou margarina, por exemplo. E mesmo o azeite, é muito pouco usado, usamos apenas gotas. Muito pouco mesmo.

Esta primeira fase pode durar de 1 a 7 dias, depende do quanto a pessoa consegue ou precisa emagrecer. O Dr. Dukan indica 5 dias para quem quer perder entre 10 e 20 quilos, que é o meu caso.

A segunda fase, que é a de cruzeiro, pode-se incluir todas as verduras e alguns legumes. Esta fase tem que ser intercalada com pelo menos 2 dias da dieta de ataque. A pessoa que escolhe como vai ser, pode ser 3 dias com verduras e legumes e 2 dias sem, pode ser 2 dias de cada, etc. O importante é intercalar os dias em que se come legumes com os dias que não se pode comer.

A segunda fase dura até a pessoa atingir o peso desejado. No meu caso, ela vai durar até eu atingir 67 quilos, ou até eu me sentir confortável comigo mesma: vestindo calça jeans tamanho 40... risos...

A terceira fase, que é a consolidação, são liberadas algumas frutas e pequenas porções de pães e massas integrais. Ainda será necessário fazer 2 vezes por semana a dieta da fase de ataque, ou seja, só com proteínas.

A terceira fase é medida da seguinte forma: para cada quilo perdido a pessoa tem que cumprir 10 dias de consolidação. Se eu conseguir perder os 15 quilos estimados, terei que cumprir 150 dias de consolidação.

A quarta e última fase, que é a estabilização, você pode comer de tudo, mas, para não engordar novamente, será necessário fazer 1 vez por semana a dieta da fase de ataque, ou seja, só com proteínas. Isso pelo resto da vida, para manter o peso que foi alcançado. O Dr. Dukan indica no livro fazer a dieta nas quintas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário