sexta-feira, 19 de outubro de 2012

82: nunca mais!

Meu nome é Bruna, tenho 33 anos, sou mineira, casada há 4 anos, mãe de um menininho de 1 ano e 7 meses e de uma cadelinha de 4 anos.

Passei boa parte da minha vida insatisfeita com o meu peso. Sempre estive um pouco acima do que eu desejava, mas sempre atribui isso à minha estrutura óssea, que é um tantinho larga, e ao histórico de sobrepeso que está presente na minha família.

Depois que casei, o que era "pouco" acima do que eu desejava passou a ser "um pouco mais" e, com a gravidez, cheguei a pesar 96 quilos, o que era "muito, muito, muito" acima do que eu desejava.

Após meu filho nascer fui emagrecendo aos poucos, sem uma dieta específica, apenas com a correria do dia-a-dia. Quando ele fez 1 ano de idade, em março deste ano, eu pesava 85 quilos.

Eu queria emagrecer mais! Na mesma época fiz uma dieta de reeducação alimentar, dessas conhecidas de todas em que você come um pouquinho de coisas de 3 em 3 horas e perdi 3 quilos em 1 mês. No mês seguinte, me sentindo bem por ter emagrecido um pouco, cometi umas fugas na dieta e não emagreci nada, obviamente.

Marquei e me consultei em 2 médicas endocrinologistas. A primeira médica me pediu exames de rotina e me entregou uma dieta de reeducação alimentar que era bem parecida com a que eu tinha feito... Não tem muito segredo, né? Tanto é que os médicos já deixam essas dietas impressas nas suas gavetas.

A segunda médica viu os exames, pediu para eu repetir alguns, falou sobre a alimentação e me receitou uma medicação para tratar ansiedade, eu achei que tudo ia dar certo. O problema é que o remédio me fez muito mal, tomei 4 dias, liguei pra médica, expliquei pra ela a situação e parei de tomar.

Fiquei muito triste. Tentei fazer a dieta de reeducação alimentar. Juro que tentei. Fazia uns 3 dias corretamente, no quarto dia eu cometia escorregões, no quinto dia eu saia pra jantar pizza... e depois começava de novo.

Descobri que essas dietas não funcionam mais pra mim porque a liberdade de comer qualquer coisa torna mais fácil eu sair do meu controle. Percebi que eu tenho que ter um freio. Se eu posso comer 2 fatias de pão integral, vai ter um dia em que eu vou poder comer 1 fatia de pão branco porque enjoei do pão integral... daí, comendo o pão branco, vai ter um dia que eu vou trocar ele por um pedaço de bolo... e com este troca troca, passo a comer 2 fatias de bolo, 3 biscoitos de polvilho, 2 xícaras de café com leite e por ai vai... Eu perco o controle muito fácil. Eu não sou disciplinada com comida, é uma doença.

Pensei em aceitar meu peso e conviver com ele, mas não consegui.

Ontem a tarde, fazendo uma limpeza no meu armário de livros eu encontrei um livro chamado "Eu não consigo emagrecer", do Dr. Pierre Dukan. Eu o comprei uns meses atrás, li superficialmente, achei a dieta muito esquisita e deixei de lado.

Após achar o livro, fui pra frente do espelho e pensei: "isto não está certo!". Decidi dar uma nova chance pra mim. Vou ler o livro e vou começar a dieta. Não vou desistir desta vez.

Oitenta e dois quilos é o meu peso atual. Estou com ele há quase 5 meses. Não quero mais pesar isso, quero emagrecer. Mais que isso: preciso emagrecer para a minha saúde física e mental.

A maior parte do tempo eu me sinto triste, cansada, com vergonha de olhar no espelho, sem querer sair de casa, passear, ir aos eventos da escola do meu filho, ver os amigos...

Das poucas vezes que comentei isso com alguém me falaram que era depressão, mas não é depressão não, é baixa auto-estima mesmo.Tenho certeza que se eu emagrecer, vou voltar a me sentir bem!

82 quilos ou mais que isso: nunca mais!

3 comentários:

  1. Bruna, conheço bem seu sentimento. Talvez um pouquinho piorado (a gente sempre acha que a gente sofre mais né?). Infelizmente meu sobrepeso desagrada não só a mim, como a meu marido e isso tem sido muito ruim pro nosso relacionamento. Enfim, vamos nessa. O negócio é bola pra frente e tentar correr atrás do peso sonhado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer o seu blog! Estamos no mesmo "barco"! ^^ Comecei a Dukan exatamente hoje, 01/02/2013 e gostei muito do seu relato... Já salvei seu blog na minha lista de favoritos! Bjo grande e força!

    ResponderExcluir
  3. Bruna, sou Milena. Descobri a Dieta Dunkan faz 2 semanas. Fiz um dia bem feita e os outros ñ. Acho que meu histórico de peso é igual ao seu. Estou com 81kg agora e estou desiludida e decepcionada comigo.
    Meu maior problema sao os finais de semana... eu perco completamente o controle. E hj, domingo, depois de me descontrolar todo o dia com muffins, donuts e chocolates achei seu blog.
    Vou recomeçar amanha. Preciso em concentrar em lembrar que emagrecer, no nosso caso é mto mais uma questao de saúde do qq outro motivo. Estou infeliz com meu corpo, mas estou muito mais triste em notar como tenho me tratado mal e colocado tanta porcaria dentro do meu organismo. Conto com vc pra me ajudar nessa caminhada já que, o período mais duro vc já superou (fase de ataque).
    Pois vou me inspirar em vc que já conseguiu reduzir muito seu peso! Quero chegar lá também!

    ResponderExcluir